Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Quando a confiança determina o resultado

Publicado

em

Claro a semana é de dérbi e a gente fica meio assim, sem muita informação a passar, só notícias repetidas, fulano foi poupado, beltrano não treinou, sicrano é dúvida e o técnico não vai definir o time titular até instantes antes do jogo… faz parte, a informação não está acima da desejada vitória do Guarani, se for pra ela chegar, que assim seja!

Recebi algumas mensagens de Torcedores ansiosos por algo motivacional, confesso que não consigo pensar em nada nesse sentido. O time precisa vencer jogando fora de casa pra tentar deixar o Z4 já nesta rodada, o treinador tem rodado o elenco e dado oportunidades a alguns jogadores que, segundo se divulgava, não faziam mais parte dos planos e de repente surgem no banco de reservas um Xandão e um Felipe Amorim.

Outros como Brunno Lima, em outros momentos crucificado por atuações ruins ressurge jogando e jogando bem, no gol Kléver aparece como titular e garante uma vitória, na zaga Luiz Gustavo começa a ajudar no ajuste que ainda é muito necessário, mas já melhorou em relação ao que vinha sendo e temos dois pratas da casa no time titular, dois dos principais destaques nos últimos jogos, Bruninho e Davó.

O time que havia feito seis pontos em 11 jogos fez sete nos últimos três. Se não mostrou até o momento um futebol de saltar os olhos, mostrou que consegue ser competitivo e vencer jogos, briga com as forças que tem pra deixar a zona do rebaixamento e nesta rodada tem a chance de conseguir esse feito, mas mais do que isso, tem a chance de voltar pro campeonato e acumular impensáveis 10 pontos em 12 disputados.

Precisa de mais motivação que isso? Algo pode ser mais motivante do que olhar pra tabela e ver a melhora na pontuação e no posicionamento? Olhar pras arquibancadas e ver a transformação de uma Torcida que até então era arredia, insatisfeita e agora começa a dar demonstrações de afeto, de carinho, de coisas positivas?

Precisa! E precisa porque é dérbi! Qual é a motivação então? É cada um olhar pro outro e dizer que é capaz de fazer o que é preciso fazer pra vencer! Ah, mas o estádio vai estar cheio e só tem torcida adversária? E dai? Em Recife tinha mais torcida do que vai ter no domingo e, salvo alguns raros e grandes Bugrinos, os mais de 18 mil torcedores eram do Sport, resultado, se tivéssemos caprichado um pouco mais teríamos vencido!

Quem conseguiu isso nesse curto espaço de tempo foram vocês e quem pode conseguir ir além disso agora são vocês mesmos, a gente daqui só vai poder torcer, torcer muito e torcer de longe, mas torcer por vocês.

O segredo da vitória passa em muito pela confiança, vou dar um exemplo simples de confiança. O ano era 2009, o primeiro dérbi da Série B era lá, o juiz apitou o começo do jogo, 01 minuto e 24 segundos depois o Guarani recuperou uma bola no meio de campo e armou uma jogada pela esquerda com Walter Minhoca que tocou a bola pra Caíque. A jogada era simples, o time já se posicionava pra tentar trabalhar a jogada, Ricardo Xavier se deslocou pra receber a bola, Walter Minhoca avançou pela esquerda esperando o lançamento, mas que nada, Caíque avançou, ajeitou a bola e da intermediária olhou pro gol, não pensou, de pé direito soltou uma bomba que entrou no ângulo, nem jogando a luva o goleiro pegaria.

Cara, é preciso ter muita confiança pra fazer isso, matar um contra ataque que estava bem desenhado com pouco mais de um minuto de jogo, respirar e soltar um chute daqueles. Querem mais um exemplo de confiança? Tinha gente se posicionando pra pegar o rebote… o time acreditava um no outro! E era dérbi!

Não preciso ensinar a ninguém a língua do boleiro, desde quando escolheram essa profissão vocês falam ela, mas posso lembrar vocês que um time só é time e só conquista resultados importantes quando se torna um time, quando um olha pro outro e confia.

Faltam quatro dias, a gente ainda vai conversar outras vezes antes do jogo, ainda vamos falar sobre o dérbi,a importância dele, o significado dele pros Torcedores, pra instituição, mas hoje eu quero falar do campeonato.

A gente precisa vencer, não importa que seja dérbi, a gente precisa vencer. A rodada já começou ruim, mas pode terminar boa, e se terminar boa, a gente voltou pro campeonato. Faremos 16 pontos e teremos mais quatro jogos nesse primeiro turno pra tentar chegar perto dos 25 pontos, se conseguirmos isso, acreditem, vocês estão de volta ao Campeonato Brasileiro da Série B.

Depende de quem? De mim? De nós? De certa forma sim, mas tem coisas que só vocês podem fazer.

Dérbi a gente não joga, dérbi a gente ganha! Nem que seja acertando uma bolinha no gol no primeiro minuto e segurando o adversário o resto do jogo todo, Dérbi a gente ganha!

Confiem em vocês, confiem no que treinaram, confiem no que podem fazer e no que o companheiro pode fazer. Quando o juiz apitar o fim do jogo, que o abraço seja de alegria, não de consolo,que a explosão seja de festa, não de raiva nem de lamentação. Quando o jogo acabar, que seja pra que vocês possam dizer que lamentar é algo que não pertence mais a vocês, dali em diante é só conquistar, evoluir e conquistar!

Um abraço, bom trabalho, bons treinos, bom entrosamento, boas correções de falhas e bons acertos de finalizações. A gente tá torcendo pra cacete!

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 22/11 21:30

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.