Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: A permanência do Bugre depende de todos nós, é Hora de Bugrinar

Publicado

em

Nós chegamos à reta final da Série B de 2019, entramos no segundo turno, mais da metade da competição já foi disputada e o saldo do Guarani, até aqui, é extremamente negativo. Até aqui, nos 20 jogos que disputou, a melhor colocação do Guarani foi a 10ª posição ocupada na terceira rodada, logo após a vitória sobre o Vitória-BA no Brinco.

Desde o início da competição foram 16 rodadas na zona do rebaixamento com o Bugre oscilando, até certo momento, entre a 17ª e 20ª colocação. A última vez que o Guarani esteve fora do Z4 foi na distante quinta rodada quando, ao ser derrotado pelo Criciúma, a equipe caiu da 11ª para a 16ª posição, a partir da rodada seguinte não teve jeito, entramos no Z4 e lá permanecemos por longas 15 rodadas até aqui. Destas 16 rodadas até aqui na zona do rebaixamento, foram nada menos que sete vezes na lanterna.

E por que eu disse tudo isso? Simples, é pra gente entender que, qualquer que seja o resultado da partida do próximo sábado, o objetivo do Guarani é única e exclusivamente se manter na Série B de 2020. Se vencer a equipe pode até deixar o Z4, pode, mas depende de uma combinação com mais um empate entre São Bento x Figueirense ou uma vitória do São Bento combinada com uma vitória do Guarani por dois gols a mais de saldo, ufa, se tudo isso acontecer a gente sai, mas sai ali, na berlinda, sobe pra 16º, ou seja, não dá pra deslizar novamente.

E é importante que a Torcida Bugrina entenda esses dados, mas principalmente que entenda que é importante todos estarem no mesmo barco, remando pro mesmo lado. Uma coisa é o time dentro de campo, outra coisa são os problemas e a insatisfação com os muitos problemas internos, com a má montagem do time e até mesmo com os atrasos salariais constatados no início desta semana. Alias, pelo contrário, esses erros extra campo deveriam servir ainda mais de ponto de união entre o time e a Torcida, porque motivado, um time limitado consegue proezas, mas detonado ele só vai comprovar aquilo que todos já sabemos, é limitado, e pronto.

Neste sábado às 16:30 o Guarani tem mais uma chance, na verdade a primeira depois de seis longas rodadas seguidas na lanterna e a gente precisa tentar fazer diferente. Se a gente vai entrar em campo podendo sair do Z4 ou não, o que vai precisar pra sair, ou se, apesar de pequena, terá apenas a oportunidade de deixar a lanterna, saberemos na sexta feira, mas ao entrar em campo no sábado, independente do que a gente puder conquistar, é preciso conquistar.

O time tem que estar ciente das suas limitações sim, mas vestido do espírito de superação, a Torcida, sejam quantos forem, deve estar ciente dessas mesmas limitações e desta mesma necessidade de superação. Seremos 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 mil? Só saberemos no sábado, mas a missão de cada um de nós é acreditar dobrado, empurrar dobrado e fazer a única coisa que de fato podemos fazer: torcer!

E precisamos também ter consciência que, seja qual for o resultado, seja qual for a posição do Guarani ao final desta rodada, nada estará definido, se conseguirmos sair, a responsabilidade aumenta, pois seremos os “líderes” desta competição paralela contra o rebaixamento, se não vencermos, a responsabilidade triplica, pois continuaremos sendo os últimos, num torneio que envolve ao menos cinco times e, do 16º ao 5º colocado, todos os times ganham a mesma premiação, a permanência na Série B do ano seguinte.

Vocês perceberam o buraco onde nos metemos? Ele é tão grande que nem mesmo as duas vitórias seguidas conquistadas até aqui nos tiraram da última colocação e, talvez, nem mesmo conquistando a terceira vitória seguida a gente consiga sair dessa tal de zona do rebaixamento. O que vamos fazer? Desistir ou empurrar mais ainda? Eu preferia muito ficar com a segunda opção, e você?

Faltam 18 jogos, não é chavão, de fato são 18 decisões, e a primeira é sábado! Se a gente ganhar,a próxima rodada será a primeira decisão das 17 que teremos, e assim vai ser, até o fim. É pouco, muito pouco, mas a gente precisa desse pouco que seja. O Guarani precisa permanecer na Série B, ou terá jogado fora talvez a sua última grande oportunidade de se reconstruir, ou precisamos lembrar que, apesar de tudo o que vivemos nos últimos 15 anos, a gente só está a um acesso de voltar ao nosso devido lugar? Que ao menos permaneça assim!

Bugrinada, sábado é dia de Bugrinar, vamos Bugrinando até o fim e se tudo der certo o Bugre fica onde está no ano que vem… pode acontecer um milagre? Pode, mas milagres são tão raros e talvez por isso sejam chamados de milagres.

A gente se vê lá?

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Radio PG – Gol de Vitória 0x1 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 21/09 11:30

Brasileiro - Série B

Guarani FC X Paraná-PR

Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.