Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Na única pesquisa que vale, a Torcida Bugrina goleia Dérbi do Paulistão!

Publicado

em

Ah esses “3%”… imaginem se fossemos ”6%” então? Em Campinas tudo é dérbi, aqui o dérbi é vivido e respirado o ano todo e tudo é motivo pra um dérbi a parte. Não acredita? Então pense, o que faria uma torcida torcer por um resultado contrário ao que lhe desse a liderança do seu grupo no Paulistão?

Simples: A rivalidade fez a Torcida Bugrina torcer para que o RedBull vencesse a Peruada na última segunda feria e, mesmo com o concorrente assumindo a liderança do Grupo D, o simples prazer de ver o rival se atolar na zona do rebaixamento do Paulistão foi maior do que o desejo da liderança nesta rodada, afinal, o Guarani pode reassumi-la nas três rodadas restantes.

E por aqui, como o dérbi é disputado o ano inteiro e tudo é rivalidade, vamos ao assunto do início desta postagem? “Os 3%”… se você não é Bugrino ou não conhece o motivo, vou lembrar. Há alguns anos uma empresa patrocinadora da camisa do adversário da próxima segunda feira “pagou” por uma pesquisa de torcidas na cidade de Campinas e, claro, como os fundos vieram de lá, o resultado atribuiu à Torcida Bugrina uma margem de “3%” da torcida local. A empresa faliu, lógico, faliria mesmo, ligando sua marca a algo assim.

Torcida não se mede por pesquisa, pesquisa de tamanho de torcida é uma só: Público no estádio! Então vamos lá, fizemos um levantamento dos públicos de Guarani e Peruada nos jogos disputados como mandante até agora no Paulistão. Vamos conferir?

Público dos Jogos da Peruada como mandante no Paulistão
Rodada 1 – Adversário: Santo André – Público: 2.573
Rodada 3 – Adversário: Corinthians – Público: 4.338
Rodada 5 – Adversário: Palmeiras – Publico: 4.171
Rodada 7 – Adversário: Ferroviária – Público: 2.103
Rodada 9 – Adversário: RedBull – Público: 3.363

Total Parcial de Público em 05 jogos: 16.548
Média de Público em 05 jogos: 3.309

Público dos Jogos do Guarani como mandante no Paulistão
Rodada 2 – Adversário: Santos – Público: 9.130
Rodada 4 – Guarani x Santo André – Público: 2.843
Rodada 6 – Guarani x Novorizontino – Público: 3.892
Rodada 8 – Guarani x Água Santa – Público: 2.906

Total Parcial de Público em 04 jogos:  18.771
Média de Público em 04 jogos: 4.692

É, você viu bem sim… Enquanto o adversário disputou cinco jogos como mandante e o Guarani apenas quatro (um clássico contra o Santos apenas), os números absolutos, e nós consideramos aqui o público total, senão a conta ficaria ainda pior, o Guarani levou até agora ao Brinco de Ouro 18.771 pessoas, enquanto o adversário em cinco jogos (dois clássicos, Corinthians e Palmeiras) levou apenas 16.548 pessoas aos seus jogos.

A média? No Guarani uma média de 4.692 pessoas por jogo, no adversário uma média de 3.309 pessoas por jogo. Sim, a média Bugrina é 30% maior que a do adversário, mas a conta ainda é desigual porque foram cinco jogos de um lado contra quatro do outro, então vamos fazer uma simples projeção incluindo nesta conta exatamente o dérbi, a próxima partida do Guarani como mandante?

E vamos ser o mais realistas possíveis porque se nossa expectativa é para 18 mil pessoas, vamos considerar “apenas” 15 mil? Pois bem, com um público de 15 mil pessoas no dérbi da próxima segunda feira o Guarani totalizará 33.700 pessoas em seus cinco primeiros jogos como mandante neste Paulistão. Qual o total de público do adversário mesmo? Em cinco jogos 16.500?

É, ficou difícil defender ou usar frases feitas distorcidas como: “Aquilo é uma torcida que tem um time”, “aquilo é o time do povo”, “a torcida daquilo é apaixonada e nunca abandona sua equipe”. Uma pena que a empresa de refrigerantes não sobreviveu para ver estes números na única pesquisa que vale alguma coisa, alias, se tudo ocorrer como o esperado, o adversário dificilmente sobreviverá também, corre riscos de rebaixamento e nesta rodada pode ver esta situação ainda piorada na combinação dos jogos.

O que aconteceu com o time de elite, a frase tão repetida tentando mostrar superioridade de “sou Série A” foi parar aonde? Seus tolos, vocês não conseguiram enxergar que aquilo era uma cortina de fumaça criada para que ninguém se preocupasse com o que acontecia intramuros. A Série A se foi, a A1 provavelmente irá também. A realidade? Bem, a realidade três rodadas dirão, mas nas arquibancadas não cabe discussão.

Com uma média projetada de 6.714 pessoas por jogo em cinco jogos contra uma média de 3.309 pessoas por jogo nos mesmos 5 jogos, a Torcida Bugrina mostra que nessa pesquisa ela é, no mínimo, 50% maior que a do adversário, e olha que nem usamos a projeção de 18 mil, ficamos nos 15 hein…

Repito: Imaginem se fossemos “6%”? No dérbi das arquibancadas não dá pra contestar, vitória de goleada, e segunda feira vamos pro Brinco empurrar nosso time pra uma vitória, se ela vier a gente estará próximo de dois objetivos no Paulistão, o primeiro a classificação pras quartas de final, o segundo… ah, o segundo infelizmente pode diminuir o número de dérbis no ano que vem… que pena… que dó…

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.