Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Estreia frustrante, resultado ruim, pontos positivos e dois dias pra corrigir…

Publicado

em

Foto: Letícia Martins - Guarani FC.

Foi uma estreia frustrante, o Guarani entrou em campo no sábado fora de casa na sua volta ao Paulistão depois de longas cinco temporadas e todos esperávamos mais, isso é fato! O time esteve muito longe de estar pronto pra competição tanto taticamente, quanto tecnicamente, mas principalmente fisicamente.

Na primeira etapa, enquanto teve pernas, a apresentação até não foi de todo ruim, conseguimos ver alguma coisa organizada dentro de campo, mas outras chamaram atenção e forma negativa, vamos falar sobre isso?

Tática e técnica são questões que dependem basicamente de jogadores e treinadores. Osmar Loss que é adepto aos treinos fechados, e com isso já atraiu a antipatia da imprensa e de boa parte da Torcida Bugrina terá que decidir se continuará com essa postura, ou se isso é algo utilizado apenas no início do trabalho pra poupar seus jogadores das “críticas antecipadas” e assim tentar condicionar melhor o time em todos os aspectos.

Taticamente, a escalação de dois laterais esquerdos em Bragança Paulista não funcionou, William Matheus até não comprometeu, mas Inácio, sacrificado jogando no meio de campo, não rendeu. Alias, boa parte dos problemas detectados durante a partida estão nesse setor, o meio de campo, onde temos que destacar o bom funcionamento da dupla de volantes, e foi possível observar, ao menos enquanto o time teve pernas, que Ricardinho e Fernandes se revezam, ora um fica mais recuado, ora outro.

Vimos positivamente a atuação de Felipe Amorim, jogador que, apesar de meia, tornou-se opção para a finalização das jogadas ofensivas, algo muito parecido com o que vimos com Bruno Nazário na Série A2 e depois com Longuine enquanto ele quis jogar bola pelo Guarani na Série B do ano passado, mas houve uma diferença básica, ele também apareceu na armação das jogadas, e isso é outro ponto positivo a destacarmos em campo.

Principal ponto de desconfiança da Torcida na preparação, o goleiro Giovanni é outro ponto a ser destacado positivamente. Teve uma atuação segura, ajudou com duas grandes defesas e, mesmo ainda não estando em sua melhor forma física, mostrou que os reflexos estavam em dia ao menos no jogo de estreia.

Agora vamos falar do que faltou?

Na zaga o risco da renovação de Ferreira foi comprovado, é perigoso, jogador inscrito acaba jogando, e o lado direito da defesa destoou bastante. Pelo lado esquerdo Diego Giaretta também não teve boa atuação, mas ficou mais protegido graças à dobra da lateral esquerda, já na direita, ao lado da atuação de Ferreira, pesou a atuação de Lenon, mas dedicado ao ataque do que à defesa. Sem ter um primeiro volante capaz de proteger o lado direito da marcação (nem Ricardinho, nem Fernandes são primeiro volante), o time ficou desguarnecido e sofreu muito por ali.

Em que pese a boa atuação de Felipe Amorim enquanto teve pernas, pesaram de forma não positiva as atuações de Inácio e Carlinhos, o primeiro jogando mesmo como sobra de lateral pelo lado esquerdo, o segundo sem posicionamento, não era atacante e não era meio campista, pouco produziu, pesou negativamente no saldo final.

E na frente Diego Cardoso não jogou mal, mas não é o atacante referência, o “fazedor de gols”, e isso ficou bem claro em Bragança Paulista. Mostrou que é boa opção para segundo atacante atuando ao lado de um centroavante, mas ai pesa a decisão de esquema tático definida por Osmar Loss, pois nos dois desenhos que ele divulgou preferir, o time joga apenas com um atacante, um jogador de referência (4-2-3-1 e 4-1-4-1).

Como o elenco ainda precisa de peças, um zagueiro e um primeiro volante titulares, a melhor decisão do treinador neste momento seria o básico 4-4-2 com uma linha forte de marcação atrás, dois volantes bem definidos, dois meias, um responsável por conduzir a bola após a recuperação na defesa, outro com a missão de se aproximar do ataque e fazer a ligação final, e dois atacantes, um com liberdade variando da esquerda para a direita, outro fazendo a referência.

A pergunta que fica é: O Guarani tem estes jogadores no elenco? Se tem, precisa definir, alias, já era pra ter definido a situação de Anselmo Ramon que sequer foi inscrito pra primeira rodada. Como está o jogador, vai permanecer no elenco, está física e clinicamente recuperado da cirurgia? Acredito que, depois de cinco meses apostando na recuperação deste atleta, o clube deva receber ao menos a contra partida positiva da parte dele entrando em campo e jogando, claro, desde que tenha condições, se não tiver, continuará apostando?

Quais os problemas que Osmar Loss terá que corrigir nestes dois dias antes de enfrentar o Corinthians no Brinco?

Por prioridades são:

1 – O lado direito da marcação defensiva;

2 – Não pode ter dois de cinco jogadores de meio de campo rendendo abaixo do esperado;

3 – O apoio, que é o ponto forte e justifica a permanência de Lenon no elenco precisa ser mais preciso;

4 – Quem vai por a bola na rede quando a oportunidade aparecer?

Como o clube não vai contratar nenhum jogador antes desta e da próxima partida que chegue em condição de jogar, Loss terá que se virar com o que tem em mãos e precisa de um zagueiro pelo lado direito, um primeiro volante, porque com isso ganhará Fernandes mais liberado, podendo ser o meia capaz de receber a bola após o desarme e conduzir até que Felipe Amorim a receba, e principalmente ganhará Ricardinho onde ele melhor sabe jogar, na função de segundo volante.

A última dúvida, quem jogará ao lado de Diego Cardoso no ataque? Esse será o responsável por dar alegrias ao Torcedor Bugrino no restante da competição, porque na primeira rodada faltou.

E antes que eu encerre, me desculpem, mas mesmo sendo a primeira partida do ano, é muito pouco apenas 45 minutos de condicionamento físico, o ideal é ao menos 60 minutos, até que possam acontecer as alterações e com isso o time ganhe um fôlego novo.

Faltou bastante coisa pro Bugre em Bragança, mas o que mais faltou foi pulmão.

Da tempo de melhorar? Vai ter que dar, faltam só dois dias…

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Guarani 0x2 Vila Nova


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 25/08 11:00

Brasileiro - Série B

América-MG X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.