Siga-nos

Marcos Ortiz

Notícia e Opinião: Guarani deverá decidir afastamento de membros do CA no próximo dia 23/09

Publicado

em

Série B com um time pendurado na lanterna da competição, elenco mal montado precisando de contratações e dispensas, salários vencidos e ainda não pagos, técnico interino, ausência de um superintendente de futebol, cargo estatutariamente obrigatório, seja ele contratado ou nomeado entre os sócios do clube. 17 jogos pela frente e a necessidade de ao menos 8, talvez 9 vitórias.

Pronto, encontramos a solução pro problema, o Guarani deve ter uma Assembleia Geral de Sócios convocada para deliberar o afastamento (impeachment) individual de cada membro atual do Conselho de Administração. Tá resolvido, vamos tirar uma parte do CA e as coisas vão passar a andar! Oba!

Pelo que conseguimos apurar, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Galli, convocará para o próximo dia 23 de setembro uma Assembleia Geral de Sócios para decidir, baseado em um pedido feito por um total de nove Conselheiros Deliberativos não haveria embasamento para tal convocação, mas posteriormente outro pedido foi encaminhado por uma lista de sócios patrimoniais (cerca de 130), pedindo a realização desta Assembleia, e neste caso ela tem que ser convocada.

O formato da votação deve ser nominal, se confirmada a informação, serão postos à mesa para decisão da maioria dos sócios presentes a destituição dos cargos no CA de Palmeron Mendes Filho, Assis Eurípedes Oliveira, Ricardo Moisés, Marcos Lena, Carlos Queiroz e Gilberto Moreno, o sétimo nome seria de Luiz Domiciano, mas este renunciou pouco tempo depois da posse, no final de 2017.

Esta é a informação, vamos esperar pelas confirmações nos próximos dias. Abaixo um pouco de opinião.

Vamos lá, vamos desenhar um cenário: Todo o CA está destituído. Perfeito, ato com o qual eu até concordaria, pois as decisões são tomadas em grupo, ainda que por maioria dos votos, há um grupo que é responsável pela gestão e, se os sócios decidiram que este grupo não deve continuar, ninguém pode contestar, é a vontade e decisão soberana dos associados.

Agora, e se a decisão for pela destituição de parte do CA? Por exemplo destituindo Palmeron Mendes Filho, Assis Oliveira e Ricardo Moisés? Restariam no CA Marcos Lena, Carlos Queiroz e Gilberto Moreno, acreditem, eu não duvido que este será o resultado da votação.

Em qualquer dos cenários haveria uma eleição convocada para o prazo mínimo de 30 dias e pronto, o Guarani não tem um CA constituído e em condições de deliberar decisões administrativas e de gestão, ele só pode deliberar com quorum mínimo de quatro integrantes. Não tem sequer um representante legal constituído, um representante judicial, esta figura, estatutariamente pertence ao presidente do CA e passará mais de 30 dias sem ter.

Qualquer que seja o resultado desta eleição só trará aos eventuais e potencialmente quatro eleitos a posse e reconhecimento dos cargos a que forem eleitos após o registro da Ata da Assembleia Geral em Cartório, mais uns 10 dias? São 40, no mínimo.

Vamos desenhar um calendário? Assembleia destitui o CA todo ou parte dele no dia 23 de setembro, no dia 24 (apressando bastante o processo) a ata é apresentada, assinada respeitando os termos estatutários e vai encaminhada ao cartório pra registro. Ainda no dia 24 o presidente do Conselho Deliberativo emite um edital de convocação para a realização de eleições recompondo o Conselho de Administração, o prazo mínimo é de 30 dias de antecedência? Chegamos minimamente ao dia 24 de outubro.

Acontece a recomposição, no dia seguinte, 25 de outubro, a Ata desta Assembleia é entregue para registro em cartório, o cartório, apressando o prazo processual, a registra em 10 dias, pronto, estamos no dia 05 de novembro.

Sabem quando termina a Série B? No dia 30 de novembro de 2019, 25 dias depois do restabelecimento de todos os cargos e vagas. Entre os dias 24 de setembro e 05 de novembro o Guarani disputará 10 jogos. Se as coisas estiverem regularizadas no prazo mínimo limite o CA estará reconstituído no dia 05 de novembro, muito provavelmente o dia do confronto com o Red Bull em Bragança Paulista e no dia 08 ou 09 de novembro o time disputará, no Brinco de Ouro, o Dérbi.

Vocês entenderam agora por que eu digo que o Guarani está virtualmente rebaixado para a Série C? Salários estão atrasados, se um for pago, outro já está vencido e neste período todo quem será cobrado pelos pagamentos? Tomara que o CA atual e o presidente Ricardo Moisés estejam mobilizados em cumprirem com estes compromissos até o último dia de uma eventual gestão, mas querem mais uma? As inscrições substituindo vagas vão até o próximo dia 07 de outubro, quem assinará o contrato de algum potencial novo reforço?

É Torcedor, o antidoto defendido pela grande maioria pode acabar se mostrando um grande veneno. Entenderam por que eu não posto cobranças sobre andamento de processo de impeachment?

Mas não se preocupem, essa é só a minha opinião, claro, você tem todo o direito de pensar diferente de mim, mas os prazos e ritos estão ai postos.

Boa sorte, Guarani, só na base da sorte mesmo, porque o Guarani não consegue se estruturar minimamente, e segue certinho o caminho pra mais um rebaixamento.

BOA SORTE!

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Radio PG – Gol de Vitória 0x1 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 21/09 11:30

Brasileiro - Série B

Guarani FC X Paraná-PR

Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.