Siga-nos

Notícias

Federação Paulista notifica prefeituras e encaminha protocolo pedindo liberação de treinos e jogos

Publicado

em

Na última segunda feira (01/06) a Federação Paulista de Futebol notificou todas as prefeituras das cidades que tem equipes disputando a Série A1 do Campeonato Paulista e encaminhou seu protocolo de segurança em saúde pedindo liberação, mediante o cumprimento do referido protocolo para que os clubes possam voltar aos treinamentos e posteriormente aos jogos.

Nenhuma data é especificada ou citada. Nós tivemos acesso à íntegra do protocolo desenvolvido pela Federação Paulista de Futebol conjuntamente com os 16 médicos responsáveis pelos clubes da Série A1 que prevê várias medidas e testes de Coronavírus em atletas e profissionais ligados às equipes antes que elas retomem suas atividades e durante o período de treinamentos.

Além disso o documento prevê que quando os jogos começarem as equipes fiquem todas concentradas em seus Centros e Treinamentos ou em Hotéis e que só deixem o regime de concentração após o final da participação das equipes na competição. Além disso o documento deixa claro que todos os jogos, quando autorizados ao retorno, serão disputados sem a presença de torcida nas arquibancadas e com a presença mínima de pessoas ligadas à organização dos jogos. Além de atletas, árbitros e comissões técnicas, cada delegação poderá ter no máximo 38 integrantes, mas a Federação Paulista não detalhou quantos profissionais estarão presentes para a realização dos jogos, limitando-se a dizer que serão “o mínimo possível”.

Já a CBF determinou que 164 pessoas será o limite de pessoas presentes aos jogos, envolvendo inclusive a imprensa, neste caso apenas a emissora que detém os direitos de transmissão das partidas deverá ter acesso ao gramado, como já aconteceu nos jogos disputados com portões fechados na 10ª rodada do Paulistão.

A notificação aos prefeitos municipais acontece porque, por decisão do STF (Superior Tribunal Federal) cabe aos prefeitos e governadores restringir ou flexibilizar a quarentena, autorizando ou não o desempenho de atividades durante o período de enfrentamento ao Coronavírus. Ao todo são 13 cidades com clubes disputando a Série A1:

São Paulo (03), Campinas (02), Araraquara (01), Barueri (01), Bragança Paulista (01), Diadema (01), Itu (01), Limeira (01), Mirassol (01), Novo Horizonte (01), Ribeirão Preto (01), Santo André (01) e Santos (01).

Inclusive imediatamente após o recebimento da solicitação, a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista já liberou o Red Bull Bragantino aos treinamentos, mas os clubes decidiram em reunião com a FPF que todos retornarão às atividades (treinamentos) no mesmo dia.

Confira abaixo, em PDF , a solicitação enviada aos prefeitos municipais.

Marcos Ortiz

OFICIO_FPF_PREFEITURA

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.