Siga-nos

Marcos Ortiz

Análise: Restando nove jogos, quais os desafios do Guarani no final desta Série B?

Publicado

em

O Campeonato Brasileiro da Série B entra na sua reta final, daqui até o fim serão nove jogos que decidirão o futuro da equipe na competição. O objetivo é alcançar o quanto antes a pontuação que garanta matematicamente a equipe na Série B de 2020, isso depois de 17 rodadas seguidas no Z4 entre elas 08 como lanterna da competição.

Atualmente o Bugre ocupa a 13ª colocação, ou seja, desde a chegada de Thiago Carpini ao comando da equipe o Bugre ganhou sete posições numa campanha de recuperação que merece todos os elogios e deverá ser muito comemorada quando os números chegarem.

Mas o caminho do Guarani até o final da competição não é dos mais fáceis, dos 09 jogos restantes quatro serão disputados no Brinco e cinco fora de casa, a sequência de jogos do Bugre é: Cuiabá (fora), São Bento (fora), Sport (em casa), RedBull (fora), o dérbi (em casa), Vila Nova (fora), Operário (em casa), América-MG (em casa) e Londrina (fora).

Matematicamente o número é de 46 pontos para evitar qualquer risco de rebaixamento, mas nesta temporada os números das equipes que integram o Z4 tem trazido esses números para baixo. Apenas para que vocês tenham noção, em 2018 na mesma 29ª rodada o Z4 era formado por CRB (31), Paysandu (31), Sampaio Corrêa (26) e Boa Esporte (26), destas equipes apenas o CRB se livrou, sua vaga foi ocupada pelo Juventude (não na mesma posição) e pra isso o CRB conquistou nada menos que 17 pontos nos 27 pontos possíveis nessas nove últimas rodadas.

Ao final da Série B de 2018 o 17º colocado (Paysandu) terminou a competição com 43 pontos, portanto 44 pontos teriam bastado para que o Oeste (16º) escapasse do rebaixamento. O Oeste terminou a Série B com 46 pontos naquela ocasião.

Portanto, se a tendência atual for mantida e a queda for de um ponto, como está hoje na classificação, 43 pontos devem bastar para que uma equipe consiga manter-se na Série B da próxima temporada. Por via das dúvidas, melhor trabalhar para algo entre 09 e 10 pontos, garantindo 44 ou 45 pontos o Bugre já deve conseguir se manter.

E para chegar a essa pontuação o Bugre precisa de três vitórias, ou três vitórias e um empate. O que serve de alerta pro time é que dos nove jogos, o Bugre terá pela frente dois confrontos contra times que estão brigando diretamente pelo acesso, casos de Sport e América, ambos serão disputados no Brinco de Ouro, e ainda terá o confronto fora de casa com o RedBul, time que já está praticamente garantido na série A de 2020.

Restarão seis outros confrontos, todos eles diretos com equipes que podem ser ultrapassadas pelo Guarani na classificação, casos de Cuiabá (fora), o Dérbi (em casa) e o Operário (em casa), ou que brigam contra o rebaixamento, casos de São Bento, Vila Nova e Londrina, todos eles jogados como visitante.

A boa notícia, se mantiver o aproveitamento que tem hoje na classificação (40,2%), o Bugre conquista ainda 11 pontos, arredondando, e faz ao menos 46 pontos. Já se a conta levar em consideração apenas o aproveitamento após a chegada de Thiago Carpini que completou 11 jogos e conquistou 19 dos 33 pontos disputados (57,57%) o Guarani conquista ainda 15 ou 16 pontos, chegando aos 50 ou 51 ao final da competição.

Com um pouco mais de esforço o Guarani ainda poderá alcançar a pontuação da temporada passada quando terminou a Série B na nona colocação com 54 pontos ganhos, na nona posição, apenas seis pontos atrás do quarto colocado, primeiro time a conquistar o acesso.

Destaques: Como tenho dito, que falta fazem ao menos mais uma vitória conquistadas por Eutrópio e Roberto Fonseca, só com isso o Guarani estaria hoje com 41 pontos, brigando por coisas maiores na Série B. Como elas não vieram e o tempo não volta, resta ao Bugre mirar a primeira página e, porque não, igualar a campanha de 2018.

O primeiro desafio é vencer o Cuiabá na Arena Pantanal nesta quinta feira, depois vemos o que fazemos no segundo jogo seguido fora de casa na rodada seguinte quando o Bugre enfrentará o São Bento em Sorocaba.

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 22/11 21:30

Brasileiro - Série B

Guarani FC X América-MG

Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.