Siga-nos

Marcos Ortiz

Análise: Qual é a situação do Guarani faltando 3 jogos na Série B?

Publicado

em

Que o Guarani se recuperou inesperadamente de uma campanha que já o teria rebaixado à Série C neste momento da competição ninguém contesta, é fato, e isso se deve ao bom trabalho do técnico Thiago Carpini, mas, principalmente no período em que o time ainda estava no Z4 onde permaneceu por 17 rodadas, oito delas na lanterna da competição.

Carpini assumiu o time na lanterna da competição, isso na 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno com uma campanha pífia, pior que a do Boa Esporte, rebaixado como lanterna na Série B do ano passado e sobre seu comando o time passou apenas cinco jogos na zona do rebaixamento, da 18ª até a 22ª, na sexta partida saiu da 18ª para a 15ª colocação e o time não voltou mais ao Z4 nas 12 rodadas seguintes.

Para tirar o time do grupo dos rebaixados a campanha teve quatro vitórias e duas derrotas em seis partidas (América 3×2 Guarani, Guarani 1×0 Londrina, Figueirense 0x1 Guarani, Guarani 2×3 Oeste, Vitória 0x1 Guarani e Guarani 1×0 Paraná), , um aproveitamento de 66,66%, algo inesperado naquele momento. Depois que o time saiu do Z4, nas seis rodadas seguintes foram 03 vitórias, 01 empate e 02 derrotas (Guarani 1×0 Criciúma, Brasil 0x0 Guarani, Guarani 2×0 Atlético-GO, Coritiba 1×0 Guarani, Guarani 1×0 CRB e Guarani 0x2 Botafogo), um aproveitamento de 55,55% dos pontos disputados.

A campanha realmente foi surpreendente, o time saiu da 20ª para a 13ª posição (melhor colocação da equipe nesta competição), mantida até mesmo após as derrotas seguidas para Botafogo (2×0 no Brinco) e Cuiabá (2×1 fora). E na noite de ontem Carpini completou sua 18ª partida no comando da equipe,  que permitiu fazer este acompanhamento fracionado de três tiros de seis jogos cada, vamos analisar o aproveitamento da equipe na última parte:

Foram duas derrotas, três empates e uma vitória (Cuiabá 2×1 Guarani, São Bento 1×1 Guarani, Guarani 1×0 Sport, RedBull 3×1 Guarani, o Dérbi 0x0 e Vila Nova 1×1 Guarani). Qual foi o aproveitamento do time? O Guarani teve 33,33% de aproveitamento nos últimos seis jogos disputados, conquistou 06 dos últimos 18 pontos.

A média atual é apenas metade da média conquistada nas seis primeiras partidas (66,66 x 33,33) quando o time conseguiu sair da lanterna e da zona do rebaixamento, e é 40% menor (55,55 x 33,33) que a média de pontos nos seis jogos seguintes quando o time chegou à sua melhor posição na competição.

E isso mostra o que? Mostra que  o Guarani competiu muito mais quando estava no Z4, continuou com uma boa competitividade quando conseguiu sair do Z4 e atingiu sua melhor posição e depois disso caiu muito de rendimento nas seis rodadas seguintes, as seis últimas partidas.

O que pode acontecer

E o que precisa o Guarani para escapar do rebaixamento? Ele precisa hoje matematicamente, de 04 pontos em 09. Claro, pode precisar de menos que isso, 03 pontos podem bastar, ou até mesmo um pontinho só, mas isso depende do final da próxima rodada, hoje, antes dos outros jogos e do próprio jogo do Guarani contra o Operário ele precisa abrir 07 pontos para o Londrina, time que está na 17ª colocação e abre o Z4 ou seis pontos em relação ao Figueirense, primeiro time fora do Z4 no momento.

O Guarani pode se assegurar matematicamente na Série B de 2020 se vencer o jogo de sábado contra o Operário e o Figueirense perder para o Cuiabá em Florianópolis, pronto, o Bugre abriria 06 pontos de vantagem dos catarinenses e não seria mais alcançado mesmo que perdesse os dois jogos finais e o Figueirense vencesse, pois teria 12 vitórias contra um máximo de 09 vitórias do Figueirense.

O Guarani também pode se manter matematicamente se empatar o jogo com o Operário e o Londrina perder em casa para o Botafogo nesta rodada, assim ele abriria 07 pontos do Londrina e não seria mais alcançado no número de pontos pelo concorrente. Claro, se ele vencer o jogo e o Londrina no máximo empatar, também consegue se livrar matematicamente do rebaixamento abrindo 08 pontos de vantagem.

Qualquer outra combinação de resultados não livra o Guarani matematicamente do rebaixamento ao final desta rodada, obrigará o time a conquistar ponto (s) nas duas rodadas finais contra América-MG (em casa) e Londrina (fora).

Outra possibilidade, mas ai apenas na última rodada, seria o Oeste fazer no máximo 01 ponto a mais que o Guarani nos três jogos finais da Série B.

Quer escolher contra quem torcer? Simples, torça contra o Figueirense, ou melhor, vamos torcer pro Guarani, é mais fácil, mas o empate pode deixar de ser um bom resultado, ou pode até mesmo bastar, porém com uma combinação de empate Bugrino e derrota do Londrina, combinado?

Encontrou alguma outra combinação? Comente e compartilhe nas redes sociais, será um prazer atualizar esta postagem, mas lembramos que a intenção é apenas ilustrar o que o Guarani precisa para escapar matematicamente do rebaixamento ao final desta rodada, se não acontecer refaremos as contas na próxima rodada, combinado?

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 22/11 21:30

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.