Siga-nos

Marcos Ortiz

Análise: O elenco do Guarani é um amontoado – 27 titulares, 34 variações de escalações…

Publicado

em

Foto: Letícia Martins - Guarani FC.

O péssimo resultado do Guarani dentro de campo no último sábado só não é pior que o momento vivido pelo clube de forma geral, como diz o título do livro de Ferran Soriano que conta a história de sucesso do Barcelona FC, “A Bola Não Entra Por Acaso’.

O Guarani mostra, desde o início da Série B, dificuldades em vários setores, basta analisar o time titular do Bugre durante a competição e constatamos os problemas, quer se espantar? Vamos fazer isso juntos:

O Bugre teve até agora os seguintes titulares:

Gol: Giovanni, Jefferson Paulino e Klever;
Lateral Direita: Lenon, Brunno Lima, Léo Príncipe e Bruno Souza;
Quarto Zagueiro: Ferreira, Brunno Lima e Giaretta;
Zagueiro Central: Luiz Gustavo, Xandão e Giaretta;
Lateral Esquerdo: Inacio, Diego Giaretta, Brunno Lima, Armero, Bruno Souza e Thallyson;
Volantes: Deivid, Ricardinho, Igor Henrique, e Brunno Lima;
Meias: Mateusinho, Arthur Rezende, Éder Luís, Bady e Felipe Amorim;
Atacantes: Deivid Souza, Marquinhos, Diego Cardoso, Vitor Feijão, Davó, Michel Douglas.

Complicado? Na verdade não, explicativo, diria eu: Até agora nada menos que 27 jogadores foram titulares do Guarani em algum momento da competição, se contarmos com variações (jogadores atuando em mais de uma posição) são 34. E observem que não estamos falando de jogadores que entraram durante as partidas, estamos apenas tratando de jogadores que foram titulares em algum momento!

São nada menos que 3 goleiros, 4 laterais direitos, 3 quartos zagueiros, 3 zagueiros centrais, 6 laterais esquerdos, 4 volantes, 5 meias e 6 atacantes.

Realmente, a bola não entra por acaso, ai precisamos lembrar que outros três jogadores foram contratados recentemente e em algum momento devem entrar no time titular, senão não seriam contratados, não é mesmo? Não, não é… no Guarani as contratações não são feitas por necessidade ou convicção, são feitas por atacado, por quantidade, precisamos de mais volantes, vamos lá e contratamos mais dois, precisamos de mais atacantes, vamos lá e contratamos mais dois, e assim é com meias, laterais (Armero que o diga) e atacantes (um exemplo claro é Vitor Feijão).

Quer colocar mais pimenta nessa receita? Junte a isso o segundo mês de salários que venceu no último dia 06/09 (sexta feira). Pronto, a receita da falta de planejamento está completa. Em cerca de cinco meses a gente não conseguiu sequer criar um time titular ideal formado por 11 jogadores e já tivemos, entre idas e vindas, 45 jogadores no elenco, isso mesmo, 45, não podemos nos esquecer dos jogadores que saíram como Anselmo Ramon e companhia… mas a gente já conseguiu contratar jogadores suficientes pra não poder pagar os salários deles em dia.

Entenderam onde está o nosso problema? Nos jogadores contratados? Em quem escala o time? Não! Em quem contrata os jogadores! 45 jogadores, descontando 10 que vieram da base, da 35 e em 35 a gente não conseguiu tirar 11. Agora o Guarani tem até o próximo dia 07/10 pra definir seus últimos contratos, caramba, se trocarem mais 10 serão 55 jogadores ao todo, 45 contratados e 10 da base. Mas pra chegar gente, gente tem que sair, qual será a decisão? Tem que ser mandar jogador encostado embora e trazer outros pra jogar, mas temos 10 jogadores encostados sem ser da base?

Vamos ver: Armero, Rondinelly, Diego Cardoso, Vitor Feijão, Éder Luís, Deivid Souza,  e só… mas ainda temos que contar que Rondinelly, Diego, Éder Luís, Deivid Souza e Vitor Feijão Feijão aparecem, quase sempre, na lista dos relacionados, portanto não estão fora dos planos…

Entenderam nosso problema? Contratações, se forem feitas, tem que ser feitas analisando criteriosamente quem tem ou não tem qualidade pra jogar, mas quem vai fazer essa análise no Guarani Futebol Clube? O técnico? Quem é o técnico? O Diretor de Futebol que acabou de ser contratado e não é sequer unanimidade dentro do Conselho de Administração?

Sei não, sei que o Torcedor não é… infelizmente.

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 22/11 21:30

Brasileiro - Série B

Guarani FC X América-MG

Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.