Siga-nos

Marcos Ortiz

Análise: Faltando três rodadas – Agora é Guarani x Novorizontino até o final da 1ª fase

Publicado

em

Guarani e Novorizontino brigam diretamente pela vaga nas quartas de final - Foto e ilustração: Marcos Ortiz - Planeta Guarani.

O Paulistão chegou ao seu momento decisivo, restando três rodadas pro final da primeira fase esta é a hora da definição das equipes que se classificarão e das que serão rebaixadas aqui pouco mais de duas semanas quando for disputada a 12ª rodada 20 de março.

Para o Guarani algumas análises podem ser feitas, se o time entrou na competição com o primeiro objetivo de não ser rebaixado, o objetivo foi cumprido com cinco rodadas de antecedência quando o Bugre venceu o São Caetano em casa por 2×1 e chegou aos 13 pontos. Nesse ponto a campanha pode ser considerada segura, pois pouco depois da metade do Paulistão o rebaixamento já não era mais fantasma no Brinco de Ouro da Princesa.

Mas cabem também segunda e terceira análises, a segunda diz respeito aos três jogos finais que decidirão o futuro da equipe nesta competição. O Guarani disputa a segunda colocação do Grupo B com o Novorizontino e as três partidas finais das duas equipes serão:

GUARANI – 08/03 – Ituano x Guarani, 16/03 – Dérbi e 20/03 – Guarani x Red Bull.
NOVORIZONTINO – 11/03 – Novorizontino x São Caetano, 15/03 – Santos x Novorizontino e 20/03 – Novorizontino x Ferroviária.

Analisando os jogos, o Bugre terá pela frente três jogos difíceis, dois contra equipes que brigam por classificação (Ituano e Red Bull) e entre eles o dérbi que será disputado fora de casa. Já o Novorizontino, olhando a tabela de jogos, vive uma situação parecida, mas com diferenças claras.

Confrontos do Novorizontino

Nesta rodada ele recebe o São Caetano e o time do ABC que parecia fadado ao rebaixamento, depois de vencer sua primeira partida na rodada anterior ganhou uma sobrevida na competição e briga pra escapar da Série A2.

Na rodada seguinte o adversário é o Santos, equipe de melhor campanha na competição, já matematicamente classificado pras quartas de final, e que pode garantir a primeira colocação do seu grupo já nesta rodada dependendo de uma combinação de resultados. Resta saber qual será o interesse do Santos nesta partida.

E na última rodada outro confronto que, se mantidas as posições deste momento, será difícil. Encerrando a primeira fase o Novorizontino recebe a Ferroviária, neste momento o time de Araraquara está no G2 do seu grupo, apenas um ponto atrás do Corinthians (14×13), ainda disputando a primeira colocação que daria a vantagem de decidir as quartas de final jogando em casa.

Confrontos do Guarani

Olhando pra nossa casa e pro que precisamos fazer, o Guarani terá pela frente o Ituano que apesar de ter mostrado bom futebol, neste momento está fora da zona de classificação, mas apenas dois pontos atrás do São Paulo e um ponto atrás do Oeste, segundo colocado do Grupo D. Sinal de jogo difícil pela frente.

Em seguida o jogo fala por si, mesmo com um adversário que pode estar matematicamente fora da briga por classificação, o Guarani terá um dérbi pela frente e jogará sem sua Torcida na casa do adversário. Se por um lado as dificuldades parecem grandes, uma vitória, olhando a tabela de classificação neste momento, praticamente assegura a classificação, o que faz a importância do dérbi aumentar ainda mais, exatamente pra evitar qualquer risco na última rodada da competição.

A primeira fase termina pro Bugre recebendo o Red Bull, neste momento a segunda melhor equipe do campeonato que pode já chegar a esta rodada matematicamente classificado, mas isso depende muito inclusive do resultado do dérbi.

Resumindo, não adianta muito fazer contas, o estágio da competição neste momento só pede uma coisa: Vitórias e bons resultados.

Mas não resistindo às contas e fazendo, não dá mais pra separar jogos em casa de jogos fora e o Bugre precisa pontuar nessas três rodadas finais do Paulistão independente de quem seja o adversário e de onde o jogo será disputado e vale a pena lembrar que neste momento a distância para o Palmeiras, líder do Grupo B, é de quatro pontos, portanto, apesar de difícil, ainda é possível brigar pela primeira colocação do grupo até a rodada final.

O que esperar do Guarani? Algo que até agora não vimos, um futebol organizado em campo, um time equilibrado, sabendo jogar pra vencer no último jogo que será disputado em casa, mas principalmente jogando como visitante em busca de vitórias. Com seis pontos conquistados o time dificilmente precisará de qualquer combinação de resultados na última rodada, com sete pontos, muito provavelmente estará classificado no mínimo na segunda colocação, com nove pontos poderá estar brigando pela primeira colocação do grupo até a última rodada, já algo diferente disso dificilmente fará o Bugre depender apenas de si para chegar às quartas de final do Paulistão.

Claro, tudo isso pode mudar rodada a rodada, mas neste momento é isso, duas vitórias e um empate em três jogos, essa deve ser a meta do Guarani nestas três rodadas finais. Com duas vitórias pode dar, com três pode dar até a liderança, mas com menos que isso ficará difícil e neste caso teremos que torcer a favor do Guarani e contra o Novorizontino.

Melhor depender só de si, começa amanhã em Itu e só termina no dia 20 à noite, no Brinco.

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Amistoso – Guarani 2×1 Palmeiras


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida – 20/07 19:00

Brasileiro - Série B

Botafogo-SP X Guarani FC

Estádio Santa Cruz
Campeonato Brasileiro - Série B

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.