Siga-nos

Luiz Galvão

Análise de Luiz Galvão: Nona rodada, Ituano x Guarani

Publicado

em

Nesta sexta-feira (6), às 21h30min no estádio Novelli Junior enfrentando o Ituano o Guarani abrirá a rodada no jogo de nº 65 pelo grupo D, válido pela nona rodada do Campeonato Paulista 2020.

O Bugre até agora conquistou metade dos seus 10 pontos fora de casa com 1 vitória por 4×0 contra Inter de Limeira e 2 empates pelo placar de 1×1 contra Mirassol e Oeste e derrota para Palmeiras.

O Guarani que entre sorte e tropeços ainda ocupa a vice liderança do grupo atrás de RedBull/Bragantino por um ponto de diferença, tem a classificação iminentemente ameaçada por Corinthians e Ferroviária, ambos com 9 pontos, mesmo número de vitórias e apenas 1 gol a mais no saldo.

A disputa entre os concorrentes do grupo está tão acirrada que qualquer placar negativo, tiraria inevitavelmente o Bugre da classificação, bastando um empate com gols dos concorrentes pelo 6º critério de desempate (cartões amarelos) Guarani 17 amarelos um vermelho contra Bragantino 15 amarelos e 1 vermelho. Um fato curioso é que o Guarani só fez menos faltas que o adversário somente na última rodada contra Agua Santa, no total de 14 enquanto o Agua Santa provocou 16.

Sendo assim, a indisciplina poderia custar caro ao alviverde campineiro, pois ocupa a penúltima colocação junto com Santo André com 126 faltas, ficando apenas a frente do rival NS com 132 faltas, 22 cartões amarelos e 4 vermelhos, time de longe mais indisciplinado do campeonato. Portanto, o técnico Thiago Carpini deverá tomar cuidado não só com a pontuação, mas com as faltas que no ritmo até agora poderá ser também fator decisivo na classificação, lembrando que vamos enfrentar os aloprados do campeonato na 10ª rodada, jogo que por si só já é tenso. Confira na classificação geral a situação dos grupos.

Arbitragem

Para mediar o confronto foi escalado o árbitro THIAGO DUARTE PEIXOTO e seus assistentes:

1 – Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, 2 – Daniel Luis Marques e quarto arbitro Vinicius Furlan. O dono o apito Thiago Duarte, já foi designado no Paulistão 2020 como quarto árbitro em 3 partidas, apitou 4 jogos sendo: Botafogo 1×1 Agua Santa, RB/Bragantino 2×1 Palmeiras, NS 2×1 Corinthians e Ferroviária 1×1 Mirassol. Registrou ao todo 111 faltas 21 cartões amarelos e 1 vermelho número que mostra ser um jogo com pouca bola rolando. Se fizermos de maneira hipotética a cada falta anotada apenas 50 segundos entre a marcação da falta e cobrança teremos 92 minutos de bola parada, uma partida toda, que se reduziria a 1 hora de jogo parado pelo árbitro uma vez que registrou no total 31 minutos de acréscimos nas 4 partidas.

Outro ingrediente indigesto relacionado a arbitragem é o número de pendurados para este jogo no as vésperas do derbi. São 7 no Bugre, o zagueiro Romércio, os laterais Pablo e Bidú, o volante Deivid, os meias Bady e Giovanny e o atacante Bruno Sávio.

Lesões

Um ponto delicado do Guarani está no número de lesionados e constante frequência no departamento médico desde a pré-temporada em Águas de Lindóia quando chegaram sem condições de jogo Ednei, Ricardinho e Igor Henrique e a sequência  do campeonato com vários outros atletas como: Bidu, Bady, Todinho, Pablo, Lucas Crispim e outros, tema que tem sido muito preocupante e debatido pela torcida e apresentadores do “Boa Noite Bugrão” na Rádio Planeta Guarani com a competente equipe de profissionais… Marcos Ortiz, Fernando…  que conhecem muito bem o que acontece dentro e fora das 4 linhas.

Ituano x Guarani

Já ocorreram 29 confrontos entre as equipes sendo 12 no Brinco de Ouro e 17 no Novelli Júnior com vantagem para o Bugre de 17 vitórias contra 6 do adversário e ainda seis empates. Lembrando que das 6 derrotas 5 foram na casa do Ituano. Não houve até agora nenhum confronto sem gols.

No total foram marcados 76 gols, sendo Guarani 45×31 Ituano. Destes, 23 gols foram fora de casa assim como os 23 sofridos pelo Bugre, deixando o Alviverde com saldo zero fora de seus domínios.

Para esta partida o time de Itú vem de uma derrota para RB/Bragantino enquanto o Guarani vem de um empate com Água Santa mas está a 4 jogos sem vencer. O Ituano ocupa última posição no grupo C e décima no geral imediatamente atrás do Bugre na nona colocação e segundo do grupo D. O técnico Vinicius Bergantin está há quase três anos no comando do Ituano mantendo uma equipe base. Neste Paulista colocou 7 times diferentes em 8 jogos. Os artilheiros do Galo são atacante Gabriel Taliari  e o volante Correa, ambos com dois gols e no Guarani, Rafael Costa e Junior Todinho dividem a artilharia ambos com 3 gols.

A previsão de tempo na hora do jogo é de 20C sem chuva, calor somente dentro de campo onde cada equipe ainda sonha com a classificação tornando este jogo decisivo para ver quem avança rumo à classificação ou quem se detém. Na segunda hipótese, cabe uma reflexão: Com um time limitado hoje tendo dificuldade para enfrentar equipes com uma sequência de empates como Botafogo, Mirassol, Oeste e perdendo para os grandes como Santos e Palmeiras, não seria mais interessante abdicar da classificação e disputar o Troféu do Interior (caminho mais curto e com reais chances) onde daria ao campeão uma vaga direta na Copa do Brasil?

Embora não seja dito publicamente pela diretoria ou comissão técnica, parece ser esse o projeto, pois em questões de cifras seria muito vantajoso para o Guarani devido aos recursos que entrariam nos cofres do clube a cada fase vencida. Mesmo sendo menosprezado por grande parte da torcida, ainda em questão de gestão poderia ser uma boa opção. Porém, onde o Bugre for nós estaremos juntos.

Se houver um pouco mais de esforço dos jogadores e menos teimosia do técnico Carpini poderíamos ir mais longe, mas seria inútil sair da zona de conforto onde estamos ancorados para morrer na praia. Para isso nada melhor do que a opinião da Maior do Interior.

Ao Bugrão mais suor, mais empenho e que a sorte seja somente um complemento.

>>>—-H S G—>

Luiz Galvão

Advertisement
Advertisement

A volta da Capa do Gigante


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima Partida

+ Recentes

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.