Decepcionante! Bugre joga mal e perde em Santo André na estreia do Paulistão
A largada do Bugre no Paulistão foi muito ruim.Jogando em Santo André o time não conseguiu pontuar, sofreu um golem uma falha incrível de marcação do seu sistema defensivo e também do goleiro Maurício Kozlinski e voltou pra casa com uma derrota por 1 x 0 na mala.
A começar pela escalação,o Torcedor não teve muito a comemorar neste sábado. O técnico Mozart que durante a semana havia reclamado da transição do time em termos ofensivos e da falta de criação no ataque, apostou apenas em uma mudança na escalação em relação ao time que perdeu o jogo treino para o São Paulo na semana anterior, a entrada do volante Yago na vaga do também volante Lima.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
O Bugre jogou com Maurício Kozlinski; Diogo Matheus, Lucão, Luciano Castan e Jamerson (Mayk); Leandro Vilela (Lima), Yago e Giovanni Augusto; Bruno José (Bruno Michel), Derek (Jenison) e Bruninho (Nícolas Careca).
Na primeira etapa,em um jogo muito ruim, o sistema ofensivo Bugrino de fato apresentou muita dificuldade de articulação. Com um meio de campo sem nenhuma criatividade e lampejos de Giovanni Augusto,o Bugre com Vilela e Yago não conseguia levar perigo ao gol adversário.Na frente as más atuações de Bruninho e Bruno José também se destacaram negativamente para o Torcedor Bugrino.
A postura tática da equipe sem um atacante de referência tirou do lateral esquerdo Jamerson sua principal característica, a chegada ao ataque e os cruzamentos perigosos para o centroavante.
O gol que definiu a partida aconteceu aos 29 minutos. Numa jogada pelo lado direito o lateral Ricardo Luz envolveu a marcação de Jamerson e tocou para José Hugo,que sem nenhuma marcação, no bico da grande área, cruzou para Gerson Magrão, Diogo Mateus simplesmente não conseguiu subir e Gerson Magrão chegou cabeceando, a bola saiu fraca, buscando o canto esquerdo de Kozlinski que foi mal, caiu atrasado no seu canto esquerdo e não conseguiu fazer a defesa que parecia fácil.
Antes do gol o Santo André já tinha colocado uma bola na trave numa cobrança de escanteio do próprio Gerson Magrão pela direita, a bola saiu baixa, Vilela não cortou e ela explodiu na trave.
O Bugre teve poucas oportunidades na primeira etapa, duas cabeçadas de Derek que não saíram fortes e acabaram em fáceis defesas para o goleiro Lucas Frigeri e só, final de primeiro tempo, Santo André 1×0.
Para a segunda etapa Mozart voltou com a mesma formação e o time não mudava, seguia jogando mal. A diferença é que, vencendo o jogo, o Santo André dava a posse de bola para o Bugre e tentava se armar para o contra ataque. Tendo que sair para o jogo o Bugre seguiu tendo em Derek o único jogador ofensivo a levar perigo ao gol adversário. Em dois lances ele quase empatou a partida, primeiro, logo aos 07 minutos, num cruzamento de Jamerson pela esquerda ele cabeceou forte, bem posicionado e a bola saiu raspando a trave direita do goleiro adversário.
Depois, aos 13 minutos ele subiu bem na grande área após cruzamento de Bruno José pela direita ele se posicionou certinho, recebeu a bola na grande área livre de marcação e cabeceou novamente buscando o canto direito de Frigeri que nem se mexeu, só assistiu a bola explodir no seu travessão e sair pela linha de fundo.
O time só conseguiu melhorar um pouco depois da entrada de Bruno Michel aos 15 minutos do segundo tempo. O atacante ao menos demonstrou vontade em campo e conseguiu criar boas jogadas pelo lado direito, porém a falta de inspiração dos atacantes Bugrinos não ajudou.
Final de jogo e, em uma péssima atuação Bugrina, a estreia veio com derrota para uma equipe muito fraca. Agora o técnico Mozart terá apenas um treinamento para corrigir os eros apresentados na partida, mudar seus conceitos e rever a escalação titular para a próxima partida quando, na quarta-feira (17) o Guarani recebe o Santos no brinco de Ouro da Princesa na segunda rodada do Paulistão.
Foi brochante o cartão de visitas apresentado pelo Bugre na abertura da temporada 2023. Entre os estreantes destacamos as boas atuações de Luciano Castan e Lucão, além da volúpia ofensiva de Bruno Michel, os demais estreantes não tiveram boas atuações. Entre os atletas que permaneceram no time titular apenas Giovanni Augusto pela disposição e por tentar alguma coisa, enquanto os demais ou erraram n lance do gol do Santo André, ou tiveram atuações muito abaixo do esperado, principalmente a dupla de laterais (Diogo Mateus e Jamerson) e o volante Leandro Vilela).
Além disso, dos atletas que entraram no decorrer da partida, Nícolas Careca e Jamerson foram improdutivos, o lateral esquerdo Mayk conseguiu piorar o lado esquerdo do time e o volante Lima, que estranhamente foi posto por Mozart formando a linha ofensiva do Guarani pelo lado esquerdo do ataque deixou claro que essa não é sua vocação.
Precisa melhorar, e muito!
Marcos Ortiz