O Confiança, a confiança e a esperança… faltam 8 jogos, hora de montar no cavalo
O empate cedido em Maceió, na última sexta-feira, foi dolorido demais. Todos nós já fazíamos contas e mais contas, vendo o G4 chegar claramente na nossa frente, e de repente, lá se foi a vitória… menos mal, veio o empate… pouco, mas suficiente para manter a luta ainda viva.
A vida seguiu, a semana passou, e o novo confronto já está ai, na nossa frente. O Bugre volta a campo nesta sexta-feira, no Brinco, e precisa vencer! Claro, se puder convencer, tanto melhor, mas precisa vencer de qualquer jeito. O Campeonato Brasileiro da Série B está se afunilando e a cada nova rodada vemos equipes se despedirem da briga pelo acesso, hoje são 9 ou 8, se considerarmos que o Coritiba já subiu, e a conta pros curitibanos tá muito simples, faltam duas vitórias em sete jogos, acho que ninguém é capaz de dizer que não conseguirão.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
Podem ser apenas sete, porque o Botafogo é outro bem próximo. Nos sete jogos finais, o time carioca precisa, arredondando, de três vitórias. Acho que é mais um que deve carimbar seu retorno à Série A com alguma antecedência, e, nesta 31ª rodada para por ai. Dai em diante, todo mundo briga pela mesma coisa, uma das duas vagas em aberto na Série A de 2022.
Goiás (52) e CRB (50), já fizeram 31 jogos, tem mais sete pela frente, enquanto Avaí, Vasco, Guarani, CSA e Náutico ainda tem oito jogos pela frente, e a briga para por ai, apenas estas sete equipes tem chances de subir. Com 40 pontos, na décima colocação, o Sampaio Correa já deixou a briga real e passa a integrar o campo do virtual.
E o que esperar então de Guarani x Confiança? A gente já desperdiçou tantas boas oportunidades nesta competição, que agora só pode ir no “jogo a jogo”, e nesta rodada a gente espera renovar as forças pra próxima. Na melhor das hipóteses, o Guarani termina a 31ª rodada com 49 pontos, apenas um ponto atrás do quarto colocado, caso este seja o Avaí, que enfrenta o Cruzeiro em Florianópolis. Não basta? Não, é preciso ainda torcer no confronto entre Náutico x Vasco, que acontece apenas no domingo, um empate, fantástico, uma vitória do Náutico, bom resultado.
Mas tudo isso só interessa, de fato, se o Guarani tiver feito seu dever. Jogo em casa, valendo renovar as forças na briga pelo acesso, Torcida nas arquibancadas, enfim, uma moldura pré jogo que traz ao Bugre plenas condições de botar o carro do lado e avisar que quer ultrapassar quem vai na frente.
Fazer contas por vitórias que faltam, pontos necessários, isso já não nos pertence mais. A conta agora é vencer o próximo jogo, e quando a última rodada chegar, ver o que acontecerá. Faltam oito jogos, quatro em casa e quatro fora, em casa serão Confiança, Vasco, Avaí e Goiás, fora de casa serão Sampaio Corrêa, Vila Nova, Brasil de Pelotas e Botafogo.
Pro Guarani, agora, é vencer o próximo jogo, depois o próximo, o próximo, o próximo, até o último chegar, pode ser que já tenha dado na última rodada, mas uma derrapada em qualquer desses jogos aí listados, pode custar bem caro. Faltam cinco, seis, sete vitórias? Não, falta ganhar o próximo jogo.
O que esperar do Guarani contra o Confiança? Uma vitória, a qualquer preço, de qualquer maneira, e depois a gente pensa no Sampaio Corrêa, a rodada 32.
Fácil? Longe disso, difícil, mas a gente demorou tanto pra conseguir sonhar com um acesso à Série A, que não pode desistir dele enquanto o marcador de combustível disser que a gente ainda tem gasolina pra chegar até o próximo posto, chegando lá a gente coloca mais “cinquentão”, e vai pra próxima parada!
Vamos juntos? Vamos, mas precisamos que dentro de campo, eles nos conduzam.
Marcos Ortiz