Atualizando as contas ao final da 36ª rodada. Acesso é real, mas caminho segue difícil
O Bugre só depende de suas forças para chegar ao acesso nas duas últimas rodadas da Série B, isso é fato. Vencendo as duas partidas que terá pela frente, Goiás no Brinco, e Botafogo, fora de casa, o Guarani será um dos vinte integrantes da Série A de 2022. Sim, o caminho está aberto, mas a jornada não será fácil.
Na última rodada, além da goleada sobre o Avaí por 4×0, que colocou o Bugre à frente deste concorrente, outros dois tropeçaram. CRB e CSA, a dupla alagoana, também foi ultrapassada pelo Bugre na classificação, e com isso, pela quinta rodada na atual Série B, o Bugre ocupa uma posição no G4.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
Para conquistar a vaga, alguns cenários são necessários, o primeiro de todos eles é vencer a equipe do Goiás no início da próxima semana. Quando entrar em campo o Bugre já saberá dos resultados dos seus concorrentes, e apenas com uma combinação de resultados, desde que vença o Goiás, realizará seu sonho uma rodada antes do final da competição.
Na quarta colocação com 59 pontos, o Guarani ainda pode ser alcançado por três equipes, são elas: Avaí (58), CRB (57) e CSA (56). Ou seja, se o Bugre vencer o Goiás, e ao menos uma dessas equipes vencer sua partida na próxima rodada, a luta seguirá até o final da partida contra o Botafogo, fora de casa, na última rodada.
Assim, a conta é simples. Para chegar ao acesso antecipadamente o Bugre precisa vencer o Goiás e torcer para que Avaí, CRB e CSA no máximo empatem seus confrontos. Os concorrentes terão pela frente os seguintes jogos;
Domingo – 18:30 – Náutico x Avaí
Domingo – 19:00 – Coritiba x CSA
Segunda – 18:00 – Vitória x CRB
Com a vitória do Goiás sobre o Remo, na noite passada, o Guarani não consegue mais atingir pontuação que o permita não ser mais alcançado pelos goianos na última rodada, vencendo o confronto, o Bugre assume a posição do Goiás, mas fica apenas um ponto à frente.
Portanto, a torcida é múltipla. Repito, o Guarani está a duas vitórias de garantir matematicamente o acesso, e para conseguir isso, terá que vencer o Goiás (3º) e o Botafogo (1º). É o caminho mais difícil de todas as equipes que brigam por uma das quatro vagas, mas é possível de ser alcançado.
Para encurtar o caminho, uma vitória sobre o Goiás, combinada com empates ou derrotas de Avaí, CRB e CSA garantem o acesso de forma antecipada.
É jogo a jogo, rodada a rodada, por isso, foco no objetivo e muita bola rolando pro nosso lado. A partida mais importante do ano, que havia sido Guarani x Avaí, agora é Guarani x Goiás, e só vencendo o Goiás, será possível continuar sonhando. Pode até ser que já dê, mas não dá pra contar com isso neste momento.
Marcos Ortiz